Dicas

Cuidados com os cartuchos:

Seguem alguns cuidados que devemos ter com os cartuchos:

  • Não agite o cartucho e nem o deixe cair no chão;
  • Não exponha o cartucho diretamente à luz solar e nem a altas temperaturas, como por exemplo, esquecer sobre o painel do carro;
  • Não toque no circuito do cartucho (parte metálica dourada) nem na cabeça de impressão (parte inferior do cartucho) por onde sai a tinta;
  • Coloque sempre o clip de proteção (somente nos cartucho preto) após o término da tinta e retire o lacre de proteção (fita azul ou laranja da cabeça de impressão, antes de colocar na impressora;
  • Ao retirar o cartucho da embalagem, guardá-la para ser reutilizada na devolução do cartucho, quando for remanufaturá-lo;
  • Nunca coloque “durex” ou qualquer outro tipo de adesivo sobre a cabeça de impressão. Somente no cartucho preto, com cabeça de escrita, recoloque a fita azul e o clip de plástico que vieram nele.
  • Para sua garantia, nunca remova a etiqueta frontal de identificação. Ela comprova a origem do seu cartucho.
  • Envie seu cartucho o mais rápido possível para a reciclagem. Evite guardá-los por longos períodos, evitando, assim, que a tinta resseque nos ejetores e inviabilize a recarga.
  • Nunca colocar adesivo ou clip nos cartuchos coloridos. Deixe-o aberto, mesmo se tiver saindo tinta. Isso evita a contaminação das cores.

Cuidados com as impressoras:

Impressoras laser:

A manutenção preventiva nas impressoras a laser é muito mais que mantê-la limpa. Consiste em prolongar seu tempo de vida útil. Quando se trata de manutenção preventiva não pensamos somente em engrenagens, películas e canhão laser, mas também na economia gerada pela prevenção, evitando-se danos de grandes proporções. No processo da manutenção preventiva observa-se a existência de pequenos danos, que são eliminados antes de se propagarem. Outro fator importante é a segurança que se tem quando se pratica a manutenção preventiva. Ter uma impressora bem cuidada significa ter uma impressora de confiança, com pouco risco de danificar-se e impossibilitar a realização das tarefas diárias. 

  • Muito cuidado na escolha do papel que irá utilizar para realizar as impressões. De forma alguma utilize papéis sujos, rasgados ou amarrotados. Utilizar-se de papéis nessas condições aumenta os riscos de atolamento, provocando o desgaste prematuro das engrenagens. No caso das impressoras a laser é recomendado manter o papel dentro de uma estufa para mantê-lo aquecido, principalmente em lugares úmidos e de baixa temperatura.
  • Caso aconteça de cair algum grampo, clips ou qualquer outro objeto dentro da impressora não imprima até que este seja retirado, visto que esses objetos danificam peças sensíveis como a película fusora e o rolo pressor.
  • Cuidado ao remover o papel que ficar obstruído na impressora. Ter cuidado ao retirar o papel é também um fator imprescindível para conservá-la funcionando perfeitamente.
  • Antes de qualquer tentativa de retirada do papel, seja qual for o modelo de impressora, é necessário remover o cartucho de toner. Alguns modelos de impressoras possuem duas alavancas na parte traseira. Para a retirada do papel, nesses modelos deve-se baixar a alavanca para facilitar a passagem do papel, logo em seguida puxe-o vagarosamente. No caso das impressoras que não possuem alavancas na parte traseira ou que possuem a saída do papel na parte frontal, abra a tampa (caso exista) e puxe o papel delicadamente, continuando o percurso natural de saída do papel. Jamais puxe o papel bruscamente nem faça uso de alicates, tesouras, chaves de fenda ou qualquer outro tipo de ferramenta para remoção do papel. A película fusora, o rolo de transferência e o rolo pressor são componentes bastante maleáveis e poderão sofrer estragos.

Impressoras jato de tinta:

Faça manutenção preventiva periodicamente. Danos como a deterioração das hastes de sustentação dos cartuchos pode ser evitada com a prática da manutenção preventiva, visto que a tinta é composta por elementos químicos corrosivos que enfraquecem as hastes que passam a não suportar mais a pressão exercida pelo cartucho no momento do encaixe e se rompem. Um outro dano comum é a perda de cartuchos devido a ranhuras causadas pelas borrachas existentes no kit de limpeza. Estas borrachas têm o objetivo de limpar a cabeça de impressão do cartucho, porém por estarem envolvidas por crostas de tinta acabam danificando ou até mesmo extraindo a cabeça de impressão dos cartuchos. Manter a impressora devidamente lubrificada, isto é com lubrificantes desenvolvidos especialmente para esse fim, é também outro fator imprescindível para prolongar sua vida útil. Não estando devidamente lubrificado o bloco de impressão tende a ficar mais pesado forçando o motor a trabalhar com mais força. A correia por sua vez sofre um desgaste excessivo podendo até romper-se. As engrenagens sofrem um atrito maior e se desgastam mais rapidamente.

  • Só coloque papel na quantidade a usar. Deixar sempre papel na bandeja, principalmente em dias úmidos, faz com que a impressora puxe mais de uma folha. Deixe o papel na embalagem e utilize papel apropriado para sua impressora, informe o modelo ao comprá-lo. Folhei o papel antes de colocar na bandeja.
  • Imprima pelo menos uma vez na semana, usando um texto com cores. Ficar muito tempo sem imprimir provoca o entupimento da cabeça de impressão.
  • Ao transportar a sua impressora leve-a sempre na posição de trabalho de impressão, ou seja, sempre com a base para baixo.
  • Jamais utilize lubrificantes não apropriados para impressoras a jato de tinta, pois os lubrificantes são desenvolvidos para usos específicos. A utilização indevida de lubrificantes na impressora poderá provocar um mau funcionamento da mesma, uma vez que a maior parte dos lubrificantes é aderente à poeira.
  • Muito cuidado ao retirar o papel que fica preso na impressora. A retirada irregular do papel danifica o sistema de tracionamento e as engrenagens. Para poder fazer a retirada do papel de maneira correta deve-se observar alguns pontos importantes: Nas impressoras que não possuem porta traseira o correto é tentar continuar o percurso de saída do papel. Removendo-o com cuidado. Nas impressoras que possuem porta de saída traseira deve-se primeiro retirar a tampa e em seguida remover cuidadosamente o papel. 

Impressoras matriciais:

Mantenha sua impressora limpa, lubrificada e regulada. Conserve seu equipamento para mantê-lo funcionando adequadamente e prolongar sua vida útil.
Recomendamos o uso de fitas de boa qualidade, isso permite maior durabilidade da cabeça de impressão e do mecanismo de tração da fita.
Regule a aproximação da cabeça de impressão no valor 1 para formulário de uma via, 2 para duas vias, 3 para três vias e assim sucessivamente. À medida que a fita for se desgastando não aproxime a cabeça de impressão para valores menores que 1, isso provoca um desgaste maior da cabeça de impressão.